Conhecer como é realizado o serviço de transporte público é de fundamental importância para que se possa oferecer um melhor serviço aos usuários do sistema e também para avaliar as empresas concessionárias responsáveis pelo serviço. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um indicador para avaliar a qualidade do serviço de transporte público coletivo por ônibus, por meio da avaliação que considera, a princípio, 80 indicadores de qualidade distribuídos em 06 domínios. A primeira seleção dos indicadores ocorreu durante a revisão da literatura, posteriormente, eles foram avaliados, de acordo com a sua importância, pelos especialistas da área de transportes e classificados com a utilização da análise de multicritério, método AHP (Analytical Hierarchy Process). Após essa análise, os indicadores selecionados pelos especialistas foram avaliados pelos usuários do sistema de transporte, e por meio da análise multicritérios foi construído o indicador para avaliar o serviço de transporte por ônibus. E posteriormente o indicador foi aplicado para avaliar o serviço atual do transporte coletivo urbano de Montes Claros.
Data
setembro 21, 2023
Autor
Viviane Rodrigues Mendes Tanure
Orientador
Narciso dos Santos Ferreira Neto
Coorientador
Pablo Peron de Paula
Examinador
Álvaro Barbosa de Carvalho Junior | Renato Guimarães Ribeiro | João Batista Mendes
Palavras-chave
Transporte público | Qualidade do serviço | Indicador de qualidade
Documento
O desenvolvimento de indicador para avaliar a qualidade do serviço de transporte público coletivo urbano por ônibus