O crescimento desordenado, a falta de investimento em integração e infraestrutura, além da própria extensão territorial dos grandes centros fazem com que alguns cidadãos se distanciem de serviços básicos essenciais como escolas, hospitais e postos de trabalho. Assim, para que todos os indivíduos possam transitar de forma democrática, é necessário haver uma boa estrutura de transporte para todos os pontos da cidade indistintamente. O transporte coletivo ao longo dos anos passou a se configurar como importante modo de assegurar a mobilidade urbana, principalmente o transporte efetuado por meio de ônibus. Por conta de sua extensão territorial e por abranger serviços e atividades essenciais à região, Montes Claros possui um fluxo considerável de pessoas em trânsito. Ocorre que o tráfego congestionado e a falta de infraestrutura adequada têm tornado ineficiente o serviço de transporte público na cidade, de modo a não acompanhar o desenvolvimento local. Pensando nisso, o presente trabalho avalia a utilização de um simulador na viabilidade de transformação de uma via de tráfego misto em corredor exclusivo para transporte público na cidade de Montes Claros/MG, fazendo uso da simulação computacional com o software ARENA para avaliar os dados coletados e analisar a viabilidade da implantação de corredores exclusivos de ônibus na cidade. O presente estudo realizou uma revisão bibliográfica abordando conceitos teóricos sobre o tema, em seguida, realizou coleta de dados e, por fim, as simulações e os resultados obtidos. Os resultados evidenciam que a implantação de corredores exclusivos de ônibus nos trechos em estudo pode ser viável. Os resultados das simulações mostraram ganhos reais de tempo dos ônibus ao percorrerem os corredores exclusivos em detrimento dos corredores mistos, como redução do tempo de espera do ônibus ao longo do corredor Doutor Santos no pico de meio dia e redução de tempo total para percorrer o corredor Camilo Prates no pico da tarde. Conclui-se assim que a implantação destes corredores poderia proporcionar um aumento na qualidade de vida da população montesclarense.
Data
dezembro 12, 2017
Autor
Michelly Martins Ferreira
Orientador
Narciso Ferreira dos Santos Neto
Coorientador
Nilson Luiz Castelúcio Brito
Examinador
Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D’Ângelo | João Batista Mendes
Palavras-chave
Mobilidade Urbana | Transporte Urbano Coletivo | Corredores de Ônibus | Simulação Computacional
Documento
Análise da implantação de corredores de ônibus na cidade de Montes Claros – MG